março 07 2015 0comment
compras

Cuidado na hora de comprar pela Internet

A possibilidade de realizar praticamente todas as suas compras pela internet, direto do conforto de sua casa, buscando em sites de todo o mundo, conquistou de vez os brasileiros. Mas na hora de aproveitarmos descontos e colocarmos dados sobre o cartão de crédito em algum site sempre fica certo receio de que aquela compra pode dar mais dor de cabeça do que satisfação. Afinal, de acordo com dados divulgados pelo CERT.br, Centro de Estudos Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, acontecem, diariamente, mais de 6 mil tentativas de fraudes no país envolvendo serviços de e-commerce.

Por isso, é importante sempre levar em conta alguns procedimentos de segurança. É imprescindível checar os dados da empresa (se você não conhece), como CNPJ, razão social, endereço, telefone e e-mail. Se essas informações não podem ser encontradas facilmente, é bom desconfiar. “Se o site parecer suspeito, é melhor nem comprar”, diz Marta Aur, assessora técnica do Procon, o órgão de proteção e defesa ao consumidor. O próprio Procon mantém uma lista de serviços de e-commerce que devem ser evitados. O cuidado deve ser redobrado para compras em sites internacionais. Pode ser mais difícil entrar em contato com o vendedor, especialmente se o consumidor não dominar o idioma.

Existe ainda um outro tipo de fraude, mais complicado. Alguns sites praticam golpes DNS, que infectam o modem dos consumidores e alteram a URL de um site mesmo quando ela é digitada corretamente. Ainda de acordo com dados do CERT.br, mais de 4,5 milhões de modems foram infectados só no ano passado.

Na verdade para se prevenir prejuízos em compras online não existe um caminho certo, mas é importante estar sempre com seu anti-vírus atualizados, conhecer a loja (ou alguém que já comprou dela) e ficar atento a valores muito abaixo do que é praticado pelo mercado, esse também pode ser um indício de que alguma coisa pode estar errada com aquele site.

Qualquer dúvida sobre o assunto ou precisando de ajuda pra identificar a credibilidade de alguma loja, fique à vontade para nos contactar pelo WhatsApp: 37 9191 7515.

Grande abraço!

Deixe Um Comentário